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OBJETIVO

O projeto Taste & Feel Portugal 2.0, promovido pela Inovcluster em parceria com o NERE, visa impulsionar a internacionalização das PME portuguesas do setor agroalimentar, com especial foco nas fileiras estratégicas de vinhos, azeites, queijos e enchidos.

Estas fileiras foram escolhidas por representarem produtos com forte potencial de exportação e ligação ao território nacional.

MERCADOS ALVO

  • Alemanha
  • Polónia
  • Dinamarca
  • Suécia
  • Finlândia
  • Estados Unidos da América
  • Canadá

ENTIDADES ENVOLVIDAS

  • Promotor

A Inovcluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, tem sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar em Castelo Branco e visa contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da Região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional. Para isso, estabelece uma plataforma de concertação entre os principais atores deste sector, e apoia as empresas em processos de inovação, IDT, transferência de conhecimento, formação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, marketing e internacionalização. Conta, à data, com 148 associados, dos quais 112 são empresas e 36 entidades ligadas ao sector agroindustrial e agroalimentar.

  • Co-Promotor

O NERE é uma Associação Empresarial sem fins lucrativos e de utilidade pública, que se assume como estrutura representativa do tecido empresarial do Alentejo Central. Desde a sua constituição que a Associação assume como missão a promoção do desenvolvimento económico do Alentejo Central, através do apoio e defesa dos interesses da atividade empresarial dos seus associados e da dinamização de projetos de melhoria do contexto e envolvente empresarial.

ATIVIDADES

AT. 1 - Apresentação e divulgação de tendências internacionais do setor agroalimentar ao longo do projeto

O comportamento do consumidor revela-se cada vez mais volátil e as tendências de consumo no setor agroalimentar têm registado alterações significativas nos últimos anos. Assim, para além de ser essencial compreender as preferências dos consumidores num determinado momento, o sucesso das PME depende sobretudo, da sua capacidade de acompanhar as dinâmicas do mercado, antecipar tendências e adotar uma atuação flexível, que permita responder adequadamente às flutuações do setor.

  • Esta atividade tem como objetivo gerar e divulgar conhecimento e informação atualizada às PME do setor agroalimentar, relativamente às tendências de mercado a nível internacional.

AT. 2 - Estudos de Mercado e Guias para o Marketing Internacional

Em alinhamento com o objetivo estratégico do projeto, esta atividade consiste na criação de ferramentas práticas (sob a forma de estudos/guias por mercado), que disponibiliza às PME informações sobre as características e tendências de cada mercado, no que respeita ao consumo e às preferências de compra. O objetivo é permitir que cada PME desenvolva uma estratégia eficaz para abordar esses mercados de forma informada e direcionada.

  • Estudos de Mercado:
    • Alemanha
    • Polónia
    • Dinamarca
    • Suécia
    • Finlândia
  • Guias para o marketing de sucesso na internacionalização de produtos:
    • Estados Unidos da América
    • Canadá

AT. 3 - Ações de promoção internacional – Mostras Promocionais

Esta atividade tem como objetivo a promoção e valorização da oferta da fileira agroalimentar nacional através de missões promocionais presenciais em alguns mercados alvo do projeto, envolvendo degustações, apresentações e encontros com importadores, identificando assim potenciais clientes e parceiros.

  • Estados Unidos da América
  • Canadá

AT. 4 – Missões Inversas – Jornalistas, bloggers e opinion makers

O projeto prevê ainda a realização de missões inversas em Portugal, recebendo opinion makers, jornalistas e importadores dos mercados-alvo, estas visitas permitem uma experiência imersiva nos territórios de origem dos produtos, com contacto direto com os produtores e o património cultural associado, promovendo uma comunicação autêntica e diferenciadora.

  • Alemanha
  • Polónia
  • Dinamarca
  • Suécia
  • Finlândia
  • Estados Unidos da América
  • Canadá

CONTATOS

InovCluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro

geral@inovcluster.pt

(+351) 272 095 420

 

NERE – Núcleo Empresarial Da Região De Évora

geral@nere.pt

(+351) 266 709 115


DETALHES:

CÓDIGO DO PROJETO
C709217962-00016336

CÓDIGO DO CONCURSO
COMPETE2030-2024-4

DESIGNAÇÃO DO AVISO
Ações Coletivas – Internacionalização

PROGRAMA OPERACIONAL
COMPETE2030 - Programa Temático Inovação e Transição Digital

BENEFICIÁRIO PRINCIPAL
InovCluster – Associação do Cluster Agro Industrial do Centro

OUTROS BENEFICIÁRIOS
NERE - Núcleo Empresarial da Região de Évora - Associação Empresarial

DATA DE INÍCIO
2025/04/01

DATA DE CONCLUSÃO
2027/03/31

INVESTIMENTO TOTAL ELEGÍVEL DO PROJETO
614 058,46 €

INVESTIMENTO TOTAL ELEGÍVEL INOVCLUSTER
368 765,68 €

TAXA/MONTANTE DE FINANCIAMENTO
85% / 313 450,83€

CONTRAPARTIDA PRIVADA
55 314,85 €