SINTESE DO PROJETO
Objetivo:
O AgriExport 4.0 visa incrementar o reconhecimento internacional coletivo dos bens produzidos no setor agroindustrial português, potenciando a internacionalização das PME’s por via da sua promoção coletiva e estabelecimento de parcerias de cooperação e coopetição.
Atividades:
Eixo 1: Produção e disseminação de conhecimento específico para a exportação do setor agroalimentar – Para identificação de oportunidades e constrangimentos de acesso a mercados (Austrália, Japão, Canadá e Noruega) considerando uma abordagem prática e utilitária específica para o setor.
Eixo 2: Produção e disponibilização de ferramentas tecnológicas de cooperação-copromoção incluindo a produção de Plataforma Web para partilha de recursos de envio de mercadorias produção de ferramenta tecnológica em app (android e IOS) para promoção do relacionamento entre PME portuguesas e Importadores/distribuidores/clientes internacionais para fomentar processos colaborativos de internacionalização
Eixo 3: Promoção internacional da oferta da Região Centro e Alentejo do setor agroalimentar em ações dirigidas a importadores, distribuidores, jornalistas, opinion makers e operadores do canal HORECA através de missões inversas a realizar de forma customizada para mercados alvo e objetivos similares de forma a otimizar o efeito promocional de cada iniciativa e uma eficaz dinamização de redes de contactos para as PME junto destes agentes externos.
Eixo 4: Prospeção e contacto nos mercados externos e promoção para consumidor final em ações de aproximação, conhecimento e promoção aos mercados de China, Noruega, Dubai, Peru, Dinamarca, Finlândia, Irlanda, EUA e Canadá.
Eixo 5: Promoção internacional com participação em feiras de referência do setor
Eixo 6: Promoção internacional da oferta da Região Centro e Alentejo do setor agroalimentar em ações seletivas e com impacto mediático, dirigidas a importadores, distribuidores e operadores do canal HORECA em mercados estratégicos da Republica Checa e Países Baixos
Eixo 7: Campanhas de promoção internacional com marketing digital B2C numa ação de marketing digital vocacionado para a promoção dos produtos junto do consumidor final. Destinado a mercados com maior conhecimento do produto português e onde o acesso ao mesmo já esteja facilitado para o público final.