Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar neste site, concorda com a sua utilização e a nossa política de privacidade.

Saber mais

Vocacionado para alunos de cursos de Formação profissional, do Ensino superior ou para trabalhadores da indústria agroalimentar que queiram aprofundar os seus conhecimentos nesta área, este curso foi criado pelo consórcio ByP4Dev onde se inclui a InovCluster.

Este curso é resultado de 19 meses de trabalho de levantamento de atores, das necessidades de mercado, da recolha e compilação dos conhecimentos mais recentes e em permanente atualização nesta área. Este grupo de trabalho é composto por representantes de Portugal, Espanha, Finlândia, Letónia e Grécia.

Trata-se de um curso totalmente online, com a duração de 55 horas e uma agenda recomendada de 7 semanas que, por ser disponibilizado online, poderá ser efetuado ao ritmo de cada um. Aborda assuntos como: as novas tendências de mercado e oportunidades para o aproveitamento e valorização dos resíduos e sub-produtos oriundos da agroindústria, da produção agrícola e pecuária; as principais tecnologias e processos disponíveis para tratar e valorizar cada tipo de resíduo; e formas para criar estratégias de negócio de sucesso nesta área.

O perfil profissional do Especialista na Valorização de resíduos do sector agroindustrial não existe ainda nas estruturas de formação atuais, pelo que o grande objetivo do projeto ByP4Dev é que este curso possa ser integrado nos programas letivos das Escolas Profissionais e Entidades do Ensino Superior do setor agrícola, agroalimentar e agroindustrial, de forma a colmatar a necessidade de mercado identificada e de fornecer soluções para o mercado de trabalho nesta área que está em evolução crescente.

Os conteúdos do curso foram criados pelos parceiros do projeto ByP4Dev: a FUNDECYT-PCTEX, uma entidade de apoio à IDI da Extremadura em Espanha, juntamente com os professores especialistas de Engenharia alimentar e Bioeconomia da Universidade de Ciências Aplicadas de HAMK, na Finlândia, a Entidade de Administração Pública de VIDZEME, na Letónia, a empresa tecnológica EXELIA, da Grécia e a InovCluster, a Associação do Cluster Agroindustrial da região Centro, de Portugal.

A aposta da InovCluster neste projeto foi a de proporcionar às empresas suas associadas, e também a todo o ecossistema do setor agroindustrial, a possibilidade do reforço da formação profissional para os trabalhadores da agroindústria. Os conteúdos deste curso permitirão renovar as competências profissionais ou criar novas competências dentro das empresas e também criar jovens especialistas nesta área que possam entrar para o mercado de trabalho, considerando que esta área da Economia circular, redução do desperdício agroalimentar e valorização de resíduos são temas cada vez mais prementes e que influenciam a competitividade das empresas deste setor.

CONTEÚDOS E INSCRIÇÕES

Os participantes deste curso irão aprofundar os seus conhecimentos relativos à atual necessidade de prevenção e redução de resíduos agroalimentares, a importância da sua valorização e que metodologias e tecnologias usar e ainda conhecer a cadeia de valor da biomassa e dos subprodutos agroalimentares ou agroindustriais. O curso é totalmente online e em inglês, dado o seu carácter internacional, e foi desenvolvido sob o modelo ECVET, que confere uma certificação que é igualmente reconhecida em todos os países da Europa.

A inscrição está aberta a todos os que queiram aprofundar os seus conhecimentos nesta área, de forma gratuita, e pode ser formalizada através do website do projeto em:

INSCREVA-SE AQUI

O projeto ByP4Dev é financiado pela União Europeia através do programa ERASMUS+, que apoia iniciativas europeias no âmbito da educação, formação juventude e desporto.


Para mais informações pode contatar através de:
Inovcluster - Cluster Agroindustrial do Centro
Tel.: +351 272 001 160 (Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@inovcluster.pt