Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar neste site, concorda com a sua utilização e a nossa política de privacidade.

Saber mais

 

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro o AGRICONNECT | CLUSTERXCHANGE incidiu sobre temas relevantes da atualidade e trouxe nomes importantes do setor agroalimentar nacional e internacional a Castelo Branco!

Durante três dias, Castelo Branco foi o epicentro de ideias inovadoras, networking e insights valiosos, num evento que reuniu vários players do setor agroalimentar para dias intensos de aprendizagem, colaboração e de negócios, tudo com o objetivo de aumentar o know-how dos profissionais do setor e cumprir o objetivo de levar produtos portugueses além-fronteiras.

Este evento ocorreu presencialmente em Castelo Branco, no CEI – Centro de Empresas Inovadoras com a presença de mais de 120 participantes, mas também online através da plataforma AGRIFOODX 5.0 European Food Community Matchmaking que contou com um total de 79 participantes de 13 países diferentes em formato virtual demonstrando, uma vez mais, a importância destas parcerias e plataformas para partilha de conhecimento e negócios.

 

 

 

O AGRICONNECT | CLUSTERXCHANGE contou com um excelente painel de oradores que vieram discutir temas bastante pertinentes para o setor agroalimentar.

 

Tendências de Consumo no Setor Agroalimentar 

Christophe Espírito-Santo

Diretor Técnico-Científico no CATAA

 

Inspirational Talk: Futuro Sustentável 

Beatriz Lavrador Guimarães

Sustainability Leader & PMO na Nestlé Portugal

 

Grande Distribuição: Desafios e Oportunidades

Marlos Silva

Diretor de P&D+I na MC SONAE

 

Abordagem aos Mercados Externos na Europa

Juliana Teixeira

Business Unit Manager na Market Access

 

 

 

 

AGRICONNECT | CLUSTERXCHANGE trouxe também a Portugal importadores europeus, promovendo o intercâmbio com mercados tão relevantes como a Alemanha, a França e  a Finlândia que vieram a Portugal conhecer empresas e produtores locais com vista ao networking e criação de oportunidades de negócio.

 

 

Ingo Heuser

MartinsBerlin GmbH

Mohamed Hassan

Hassan Import Export

Jussi-Pekka Mäntylä

Core Finland Oy

Rafael Lopes dos Reis 

Made In Market ®

 

 

 

A par com todas estas iniciativas, a Inovcluster organizou ainda dois dias de visitas guiadas ao tecido empresarial da região, mostrando aos participantes nacionais e internacionais o que de melhor se produz na nossa região e as boas práticas usadas pelas nossas empresas.

 

 

 

 

Explorando Horizontes e Conectando Ideias

Iniciámos com Patrícia Coelho, Presidente de Direção da Inovcluster, que reforçou o importante papel desempenhado pelo cluster na promoção de oportunidades, projetos e iniciativas que potenciem a capacidade competitiva e a internacionalização dos seus associados, contribuindo assim para um pleno desenvolvimento das indústrias agroalimentares. Seguiu-se Christophe Espírito Santo, Diretor Técnico-Científico do CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar, que nos apresentou as 10 principais “Food Trends 2024".

 

 

Beatriz Guimarães, Sustainability Leader da Nestlé Portugal apresentou as principais linhas de ação e objetivos da estratégia de sustentabilidade deste grupo.


Marlos Silva, Leader Digital & Inovação da MC Sonae, abordou os desafios e as oportunidades de inovação para a Sustentabilidade, referindo que esta temática está presente de forma transversal em toda a estratégia de R&D do grupo.

 

 

 

A terminar a manhã contámos ainda com os valiosos contributos de Juliana Teixeira da Market Access, que abordou a temática “Abordagens aos mercados externos na Europa" referindo em aspetos a considerar em qualquer estratégia de internacionalização.

Durante a tarde, contámos com reuniões B2B entre participantes de vários países da Europa na premissa de potenciar novas redes de contacto e de negócio além-fronteiras.

 

 

 

 

 

 

Negócios e Exploração Empresarial

No segundo dia foi dada continuidade às reuniões B2B, permitindo que os participantes aprofundassem conexões e discutissem potenciais colaborações. Simultaneamente, visitas guiadas ao tecido empresarial de Castelo Branco proporcionaram uma imersão prática nas operações locais, destacando a riqueza e diversidade das empresas na região.

 

 

Contámos pela manhã com a visita ao CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar onde ficámos a conhecer mais de perto todo o trabalho e serviços laboratoriais que aqui são prestados. Visitámos seguidamente uma superfície retalhista, Auchan de Castelo Branco com o objetivo de conhecer mais em pormenor o grupo e a loja em específico. No período da tarde a visita iniciou-se nos Presunto Lourenço, empresa especialista na produção de presunto, seguidamente na Schreiber Foods, empresa líder na produção de iogurtes de marcas de clientes. Terminámos no Lagar de Malpica do Tejo com o acompanhamento da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Malpica do Tejo e da Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior. Foi um dia repleto de aprendizagem e partilha!

 

 

 

 

 

 

Descobrindo o Potencial do Fundão

O evento encerrou com chave de ouro no terceiro dia, onde os participantes exploraram o tecido empresarial do Fundão através de visitas guiadas. Esta jornada ofereceu uma visão única das práticas empresariais na região, fortalecendo ainda mais as conexões formadas durante o AGRICONNECT | CLUSTERXCHANGE.

 

 

No 3º e último dia do AGRICONNECT | CLUSTERXCHANGE, continuámos o ciclo de visitas pelo tecido empresarial do território. Começámos com a visita ao espaço Gardunha Agro na Lardosa, empresa de produção agrícola e comércio de produtos regionais, onde os participantes puderam conhecer de perto alguns dos produtos típicos da região, mas também, bens distintos dos que as grandes superfícies comerciais nos habituam, como é o caso de produtos gourmet. Seguimos para o Fundão, onde nos foram apresentadas a história, a estratégia e as ações que estão por detrás dos campos experimentais do Fundão e do projeto AgroTech Fundão e fechamos a manhã com a visita a 7CBAFruit, empresa produtora de sumos de fruta espremida, locais e sazonais, sem adição de açúcares.

 

 

Durante a tarde, tivemos ainda a oportunidade de conhecer a Zimbro - Espírito Serrano, empresa que se dedica à produção e distribuição de licores e outras bebidas espirituosas, assumindo como missão a produção de bebidas que tenham na sua essência, características únicas da região.
Terminámos na Malpiagro, empresa produtora de queijos titular da marca Malpiqueijo, recentemente premiada com Prata no World Cheese Awards 2023-2024 com o Queijo Curado de Ovelha Amanteigado e o Queijo Curado de Ovelha e Cabra Cabreiro!

 

 

AGRICONNECT | CLUSTERXCHANGE tinha como objetivos potenciar a articulação entre os vários agentes do setor, promover a competitividade e atrair investimento do mercado internacional, sensibilizar os empresários do setor para os desafios da sustentabilidade e facilitar a cooperação transnacional e o networking. Fazendo um balanço destes três dias podemos afirmar que os objetivos a que nos propusemos foram cumpridos, superando as espectativas dos participantes.

 

 

AGRICONNECT | CLUSTERXCHANGE contou no total com a presença de + 190 participantes presencialmente e online através da plataforma AGRIFOOD X5.0 European Food Community Matchmaking. Durante o evento foram realizadas 67 reuniões B2B entre importadores e empresas, foram feitas 10 visitas guiadas ao tecido empresarial da região e houve 5 intervenções abordando vários temas relevantes da atualidade. O evento não apenas estimulou diálogos enriquecedores e parcerias estratégicas, mas também proporcionou uma visão aprofundada das oportunidades e desafios enfrentados pelo setor agroalimentar na atualidade.

 

Juntos, construímos um futuro mais sustentável e promissor para o setor agroalimentar!

Esta iniciativa aconteceu no âmbito do projeto AgriFoodX5.0, cofinanciado pela União Europeia através do programa COSME – Cluster Excellence pela União Europeia, e representou um dos esforços mais recentes da InovCluster para promover a colaboração e a inovação no setor agroalimentar e para destacar o potencial da Região Centro de Portugal.

Assim terminámos 3 dias repletos de sinergias, contactos, conhecimentos e negócios! Um grande bem-haja a todos os intervenientes por tornarem o AGRICONNECT | CLUSTERXCHANGE uma experiência memorável e impactante.