Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar neste site, concorda com a sua utilização e a nossa política de privacidade.

Saber mais

 

InovCluster reafirma a sua influência internacional com a participação na BIOFACH na Alemanha e numa missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos, ambas envolvendo PME do setor agroalimentar português.

Desde 2013 que a Inovcluster tem desempenhado um papel fundamental ao abrir portas para as PME acederem aos mercados internacionais, criando oportunidades para a sua expansão e desenvolvimento sustentável. Com uma abordagem proativa e orientada para resultados, a Inovcluster tem reforçado as capacidades das empresas associadas, capacitando-as para competir eficazmente numa escala global. O compromisso firme da Inovcluster com a internacionalização manifesta-se em iniciativas estratégicas, programas financiados e parcerias internacionais para maximizar o potencial de crescimento das PME.

 

Neste sentido a InovCluster participou, uma vez mais, na feira internacional Biofach, que decorreu de 13 a 16 de fevereiro de 2024, em Nuremberga, Alemanha, promovendo a presença de quatro empresas nacionais na mais relevante feira mundial de produtos biológicos, onde convergem, anualmente, os mais importantes players do setor. Esta edição contou com a presença de cerca de 35 000 visitantes e participantes, oriundos de mais de 125 países. As empresas participantes, Acushla, Amendouro, Novarroz, e Ricardo Reynal – Produtos Alimentares, tiveram oportunidade de conhecer as tendências e inovações do setor, assim como de promover os seus produtos e estabelecer novas parcerias tendo em vista o reforço da sua internacionalização. A participação da InovCluster esteve inserida na representação portuguesa nesta feira, sob a marca “Portugal Organic”, organizada em estreita parceria com a participação das cinco Bio-Regiões portuguesas, representadas nesta feira pelo Município de Idanha-a-Nova. Esta iniciativa inseriu-se no Projeto Conjunto de Internacionalização do Cluster Agroindustrial 2023/2025, financiado pelo COMPETE 2030, do qual a InovCluster é promotora, apostando, em continuidade com projetos anteriores, naqueles que têm sido os setores e mercados mais relevantes para Internacionalização do sector agroalimentar português.

 

Nessa mesma semana, e integrando uma delegação europeia composta por 5 clusters e 10 empresas, a InovCluster co-organizou uma missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos com o objetivo de oferecer apoio prático para acelerar os processos de internacionalização neste mercado a PME´s especializadas em alimentação saudável, ingredientes e soluções de base biológica e sustentáveis. Esta missão é resultado de uma aliança da InovCluster com quatro clusters europeus: Wagralim (Bélgica), Clusaga (Espanha), BioEconomy Cluster (Eslováquia) e Valorial (França) através do projeto F2F Health Matters financiado pelo Programa Europeu para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas (COSME) no âmbito das Parcerias Estratégicas Europeias de Cluster - Going International (ESCP-4i). O programa da missão foi definido pelos 5 cluster organizadores da missão, com o apoio direto da consultora TTE Gulf Management, uma consultora especialista no mercado do médio oriente e norte de Africa que elaborou a agenda de trabalho personalizada para cada uma das PME´s participantes na missão. As agendas incluíram reuniões B2B com vários importadores, distribuidores, retalhistas e potenciais parceiros, abrindo as portas para a exportação dos seus produtos neste mercado. O programa integrou ainda momentos de networking que contaram com a presença do Delegado da AICEP Portugal neste mercado, visitas guiadas a lojas e a participação na Gulfood, a maior feira do setor alimentar do Dubai. A delegação portuguesa, liderada pela InovCluster, foi composta por duas PME associadas que concorreram ao voucher de apoio à internacionalização, a Acushla – empresa especializada na produção de azeite biológico e a Yogan Vegan - empresa especializada na produção de alternativas aos laticínios.

Sobre estas ações, Christelle Domingos refere que a INOVCLUSTER tem vindo a reforçar as suas redes de cooperação, quer com parceiros nacionais, quer internacionais, atuando como um catalisador de iniciativas e programas que visem a inovação e a internacionalização dos seus associados”.