Foi no passado dia 19 de julho que o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, os Secretários de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino e da Economia, João Correia Neves, a Presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa e o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, visitaram as instalações onde está sediada a InovCluster.

Na visita foi possível apresentar a Associação e alguns projetos em que se encontra envolvida, bem como a visão de complementaridade entre setores, numa ótica win-win, e a importância da estratégia de internacionalização com vista ao crescimento das empresas do agroalimentar e reconhecimento dos produtos. Durante a apresentação foram colocadas várias questões por Pedro Siza Vieira, que teceu também comentários positivos sobre a associação.

As exigências a que o setor agroalimentar está sujeito, bem como as preocupações dos empresários, foram expostas pela Presidente da InovCluster, Cláudia Domingues Soares, que, na apresentação da Associação, alertou para “as exigências do setor agroalimentar que se traduzem na diminuição de competitividade das nossas empresas”, comparativamente às exigências do setor verificadas noutros países.

O projeto REiNOVA foi também abordado, este que tem por objetivo apoiar as microempresas agroalimentares dos territórios transfronteiriços, especialmente as que produzem produtos tradicionais, incorporando inovação nas suas empresas e desenvolvendo novos produtos orientados para os mercados externos com vista ao incremento da competitividade.

O Portuguese Agrofood Cluster, que a InovCluster integra em conjunto com três clusters do agroalimentar português, foi também referido, consórcio que tem por objetivo o fomento da competitividade e a criação de sinergias, traduzindo-se numa maior exposição, numa melhor gestão de recursos e num maior nível de reconhecimento.

A InovCluster conta já com 187 associados de norte a sul do país, onde mais de 80% são empresas.