Sintese do Projeto

O Projeto AgriExport tem como objetivo  incrementar o reconhecimento internacional coletivo dos bens produzidos no setor agroindustrial português, potenciando desta forma a internacionalização das PME’s do setor por via da promoção coletiva, da disponibilização de informação específica e atual sobre esses mercados e do estabelecimento de parcerias de cooperação entre agentes dos vários mercados que se revelem potenciais facilitadores da internacionalização das PME’s portuguesas.

Prevêem-se as seguintes atividades:

  • Capacitação das PME’s para a exportação;
  • Missões inversas de importadores e opinion makers – promoção internacional do setor;
  • Realização de um evento Internacional de Negócios – AGRIBUSINESS 2017;
  • Ação de prospeção e promoção Internacional do setor agroindustrial português;
  • Promoção internacional com compra de meios em espaços média;

Atividades Desenvolvidas

A FACIM – Feira Agro-Pecuária, Comercial e Industrial de Moçambique contou este ano com a 51ª edição que teve lugar de 31 de agosto a 06 de setembro de 2016, em Moçambique. A FACIM afirma-se como um grande mostruário para os parceiros que acreditam e apostam nas transformações em curso em Moçambique. A Feira está organizada em salões temáticos, uma vez que estão presentes pequenas e grandes empresas de quase todos os ramos de atividades. A Feira ofereceu oportunidades de acordo com a realidade local, acompanhadas de capacitação, esclarecimentos, orientação empresarial e até montagem demonstrativas de produção.

A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, marcou presença entre os dias 8 e 10 de dezembro na 2ª Edição do Marocco FoodExpo, em Casablanca, Marrocos.

A ação portuguesa contou com a presença de uma gama alargada de produtos de empresas do setor agroalimentar português que procuram oportunidades no mercado marroquino. No decorrer da feira realizou-se uma degustação dos produtos representados, tendo sido observada uma resposta bastante positiva por parte dos visitantes. Foram apresentados novos produtos que apesar de não se inserirem nos costumes dos hábitos alimentares marroquinos tiveram uma boa apreciação. Aqueles, cuja expressão já está instituída na cultura local, como é o caso do mel, das compotas e do azeite, foi apreciada a qualidade e originalidade dos produtos apresentados, como sendo fatores determinantes neste mesmo feedback.

A ação de prospeção no Luxemburgo foi dividida em duas fases: reuniões B2B com vários importadores e por uma prova de degustação de produtos portugueses junto do público final, que se realizou no Centro comercial Primavera.

Decorreu na i9agri – I Feira de Inovação Agroalimentar, nos dias 4, 5 e 6 e maio de 2017, em Castelo Branco.

Descrição: A empresa está sediada em Barcelona e dedica-se à distribuição de produtos alimentares, para o canal HORECA e pastelarias.

Produtos de interesse: Peixe e conservas, azeite, biscoitos tradicionais e outros produtos diferenciadores

As reuniões b2b realizaram-se no decorrer do COOP4PAM – Encontro Transfronteiriço – Plantas de Aromáticas e Medicinais, nos dias 28 e 29 de setembro de 2017, em Castelo Branco.

Descrição: Empresa que fatura aproximadamente 1 milhão de euros anuais e já conta com mais de 30 funcionários. Dedica-se a produtos certificados biológicos derivados de plantas aromáticas e medicinais.

Produtos de interesse: Óleos essenciais, plantas aromáticas para aplicação alimentar, chás, infusões e plantas a granel.

Decorreu na i9agri – I Feira de Inovação Agroalimentar, nos dias 4, 5 e 6 e maio de 2017, em Castelo Branco.

Descrição: Empresa distribuidora de vários produtos alimentares no mercado mexicano. Distingue-se pela inovação e excelência e tem como visão ser uma empresa de grande distinção no mercado mexicano.

Produtos de interesse: Queijos, bacalhau, conservas, enchidos, azeite, produtos congelados, vinhos, licores, e outros produtos gourmets.

Decorreu na i9agri – I Feira de Inovação Agroalimentar, nos dias 4, 5 e 6 e maio de 2017, em Castelo Branco.

Descrição: Cadeia de supermercados de produtos gourmets, com 30 estabelecimentos distribuídos por 5 estados mexicanos.

Produtos de interesse: Queijos, bacalhau, conservas, enchidos, azeite, produtos congelados, vinhos, licores, e outros produtos gourmets.

Decorreu na i9agri – I Feira de Inovação Agroalimentar, nos dias 4, 5 e 6 e maio de 2017, em Castelo Branco.

Descrição: Uma das maiores empresas distribuidoras do Panamá. Comercializam marcas próprias e importadas.

Produtos de interesse: Produtos alimentares e bebidas em geral

Decorreu na i9agri – I Feira de Inovação Agroalimentar, nos dias 4, 5 e 6 e maio de 2017, em Castelo Branco.

Descrição: Empresa que se dedica à importação de produtos agroalimentares. Importam produtos de vários mercados ao nível mundial, incluindo de países europeus. Dedica-se ainda à logística de frio para produtos alimentares congelados e refrigerados.

Produtos de interesse: Azeite, queijos, enchidos, presunto e produtos congelados. Pode ainda existir interesse noutro tipo de produtos.

Decorreu na i9agri – I Feira de Inovação Agroalimentar, nos dias 4, 5 e 6 e maio de 2017, em Castelo Branco.

Descrição: Central de compras da secção de charcutaria de uma grande cadeira desupermercados ao nível internacional.

Produtos de interesse: Charcutaria, presunto e queijos.

As reuniões b2b realizaram-se no decorrer do COOP4PAM – Encontro Transfronteiriço – Plantas de Aromáticas e Medicinais, nos dias 28 e 29 de setembro de 2017, em Castelo Branco.

Descrição: Fundada em 2011 e com uma facturação anual de 45000£, é uma empresa distribuidora de marca própria de ervas naturais e orgânicas. Possui 4 funcionários e distribui chás aromáticos e naturais para uma ampla gama de lojas de retalho. Aposta muito no serviço pós-venda profissional e assume só distribuir chás de alta qualidade.

Produtos de interesse: Ervas e especiarias, Óleos Essenciais, Infusões e chás, Mel, Produtos Orgânicos e Produtos saudáveis.

Decorreu nos dias 15 e 16 de novembro de 2017, em Castelo Branco.

Descrição: É uma das mais prestigiadas empresas importadoras de produtos gourmet no mercado alemão. Esta empresa conta, em 2017, com 67 empregados, uma facturação superior a 25 milhões de euros e um lucro bruto (“Cross profit”), em 2015 de 7 milhões de euros.

Produtos de interesse: Azeite, azeitona e pasta de azeitona; Compotas; Queijo; Conservas; Chá; Enchidos; Cogumelos desidratados; Licores.

Blog: Aux Fourneaux
Mercado: França

Descrição: Aux Fourneaux é um blogger alimentar Francês, que conta com 300.000 visitantes por         mês, 50.000 seguidores no facebook e 11.000 seguidores no Youtube.

Nome: Armando Gama Higuera
Empresa: Canal 11
Mercado: México

Descrição: Jornalista do Canal 11. Um dos mais reconhecidos canais televisivos do México.

Blog: ElCocinerofiel.com
Mercado: Espanha 

Descrição: Youtuber alimentar desde 2007, que já conta com 105.000 subscritores.

Nome: Céline RIVIER
Blog: LesPepitesdeNoisette
Mercado: França

Descrição: Blogger e comentadora de um programa de culinária na televisão francesa.

Nome: Diana Alshakhanbeh
Blog:Little Sunny Kitchen

Mercado: Reino Unido

Nome: Sérgio Santana
Empresa: Rádio Panamá
Mercado: Panamá

Descrição: Chefe de Redação

Detalhes

Código do projeto

POCI-02-0752-FEDER-014839

Designação do projeto

AGRIEXPORT

Objetivo principal

Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção

Centro

Entidade beneficiária

INOVCLUSTER – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro e AGROCLUSTER – Cluster Agroindustrial do Ribatejo

Data de aprovação

18/01/2016

Data de início

01/01/2016

Data de conclusão

31/12/2017

Custo total elegível

795.554,25 €

Apoio financeiro da União Europeia

FEDER – 676.221,12 €

Site