PTESEN
Últimas Notícias

Inovcluster organiza participação de Portugal na TUTTOFOOD Milão 2017

+ Notícias

II Seminário “Neuromarketing - Processos de Tomada de Decisão e PNL, no sector Agro-Alimentar e Industrial”

Quarta, 16 de Novembro, 2016


A Inovcluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, em parceria com a empresa PsicoSoma – Livraria, Editora, Formação e Empresas, promoveram no passado dia 22 de Fevereiro de 2011, em Castelo Branco, um seminário intitulado “Neuromarketing - Processos de Tomada de Decisão e PNL, no sector Agro-Alimentar e Industrial”. Direccionado para as empresas do sector Agro-Industrial, o seminário de índole prático envolveu cerca de 20 empresas e entidades de toda a região centro do país.

 

Debateram-se três grandes temas: A PNL – Programação Neurolinguística, desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder, que consiste num conjunto de técnicas passíveis de utilização com o propósito de fazer chegar o produto ao cliente, satisfazendo plenamente as suas necessidades através do planeamento de estratégias de comunicação eficazes, nomeadamente a calibração auditiva, a escrita e a comunicação não-verbal; o Neuromarketing, sistematizado através de 4 passos no processo de vendas; o Processo de Tomada de Decisão, aborda questões como a mudança da imagem ou a Irracionalidade e a forma como deve ser utilizada nas decisões invocando as emoções.

 

Os temas abordados assentam na importância do Neuromarketing como elemento facilitador da estratégia de persuasão dos clientes, dado que é uma área que estuda a essência do comportamento do consumidor, procurando entender os seus desejos, impulsos e motivações.

 

Segundo opinião de Cláudia Domingues Soares, Directora Executiva da Inovcluster, “este seminário pretende colmatar carências identificadas no sector Agro-Industrial, numa área que consideramos de suporte para o sucesso dos nossos Associados, numa perspectiva do aumento das suas vendas”.

 

A empresa A. Pires Lourenço, associada da InovCluster, esteve representada por Mário Dias que assistiu de forma empolgada ao seminário, afirmando que “A Gestão das Vendas de uma empresa é acima de tudo a forma como é atingido o equilíbrio entre objectivos propostos,  gestão da motivação e a construção de uma «imagem» positiva na mente daquele que decide acerca da compra do produto ou serviço de determinada empresa”, o representante da empresa considerou ainda a acção como uma mais-valia referenciando “A aquisição de alguns conhecimentos em PNL facilita a aplicação de pequenas técnicas que muitas das vezes utilizamos de forma indiscriminada mas que se aplicadas no momento certo, poderão alavancar o sucesso do processo de venda. O formador preocupou-se ainda em fornecer noções básicas de Gestão Pessoal, Negociação e Motivação de equipas”.

 

Outra das empresas presente foi a Gardunha-Agro, também associada da Inovcluster, representada por Francisco Chasqueira, afirmando “este tipo de acção é muito útil para os empresários da região, pois poderão modificar algumas maneiras de actuar ao nível das suas empresas, como neste caso o marketing e as técnicas de venda”.Teresa Paiva, Directora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Politécnico da Guarda, relata esta sessão “O seminário sobre Neuromarketing foi enriquecedor, pois permitiu a aquisição de novos conhecimentos e a sua aplicação a situações concretas. O dinamismo e capacidade de comunicação do orador ajudou a que todos compreendessem com facilidade a temática da acção e conseguissem visualizar o modo como poderiam desenvolver as competências das suas organizações e até pessoais. Foi interessante analisar o modo como se poderiam integrar os conceitos transmitidos na actividade empresarial/organizacional de cada um dos formandos”.

 

Numa época em que o sector Agro-Industrial necessita IWC Replica Watches de uma intervenção, o seminário consistiu numa eficaz oportunidade educativa para que profissionais do sector possam intervir junto do seu mercado de uma forma dinâmica e assertiva. Face ao sucesso desta iniciativa, conforme avaliação extremamente positiva por parte das empresas/entidades participantes, a InovCluster aponta para uma possível reedição deste seminário, a realizar no próximo mês de Maio.



Desenvolvido por:
OLDQUEST