Sintese do Projeto

Caracterização do perfil formativo dos produtores e trabalhadores das empresas, através do registo das suas competências, interesses e nível de formação. Análise dos resultados dos projectos-âncora promovidos pelo PCT Agro-Industrial e pelo Cluster Agro-Industrial do Centro, e que podem condicionar ao ajustamento/aparecimento de várias áreas de formação, e levantamento das tendências de evolução do mercado. Análise de planos formativos agrupados por nível de certificação:

» Análise dos conteúdos programáticos das Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) incluídas no catálogo de formação da ANQ e que conferem certificação de nível 2 e 3;

» Análise das disciplinas e planos curriculares dos Cursos de Especialização Tecnológica

» Identificação de Licenciaturas, Pós-Graduações e Mestrados com interesse para os intervenientes do sector Agro-Industrial e análise dos conteúdos programáticos das várias unidades.

Levantamento das entidades formadoras com oferta formativa para o sector Agro-Industrial. A actividade inclui ainda a constituição do cenário formativo, quer ao nível da dispersão geográfica das empresas formadoras, quer ao nível da sua habilitação/capacitação para leccionar os vários níveis de qualificação (II, III, IV, Mestrados e Pós-Graduações).

Com base nos resultados obtidos e nos diagnósticos efectuados, pretende-se definir a uma estratégia de formação. – Eixos estratégicos de formação;
» Sectores prioritários de actuação;
» Articulação entre as necessidades, as tendências de evolução e a oferta formativa;
» Análise do grau de adequação das entidades formadoras às necessidades e tendências;
» Sensibilização das entidades formadoras e dos organismos responsáveis (ANQ, DGERT, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) para a necessidade de formação nas áreas identificadas como prioritárias.

Detalhes

Designação do projeto

AgriTraining – Formação Aplicada para o Sector Agro-Industrial

Entidade beneficiária

INOVCLUSTER – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro

Site