Sintese do Projeto

O AdPack2 surge na sequência do primeiro projeto AdPack que teve como objetivo o estabelecimento de uma parceria estratégica para fortalecimento da cadeia de valor das embalagens inteligentes e ativas e que termina no fim de 2017, O objetivo deste projeto é a promoção da cooperação trans-sectorial entre os clusters Europeus da parceria e as PMEs associadas bem como o apoio às PMEs na internacionalização e posicionamento na cadeia de valor global das embalagens inteligentes e ativas. Isto será feito através da criação de uma ESCP (European Strategic Cluster Partnership) formada por 6 clusters europeus que tendo diferentes competências, aportam valor à cadeia de valor das embalagens inteligentes e ativas. Tratam-se do Packaging Cluster – Espanha, da InovCluster – Portugal, do Plastiwin (plásticos) – Bélgica, do Nanoprogress (nanotecnologias) – Rep. Checa, do BalticNet Plasmatec (tecnologia plasma) – Alemanha e do STC (TIC) – França.

A parceria pretende implementar a sua estratégia de internacionalização dirigida ao Canada, China e EUA e apoio as os associados do AdPack2 no desenvolvimento de parcerias  relevantes quer do ponto de vista comercial quer ao nível da investigação e desenvolvimento de novos produtos. Prevêm-se as seguintes atividades:

Formação e transferência de tecnologia para preparação das PMEs para a internacionalização;

Atividades de promoção da cooperação entre as PMEs para diminuir as fronteiras setoriais;

Criação de acordos de cooperação comerciais e de investigação com entidades nos mercados alvo;

– Organização de missões empresariais e de prospeção de Mercado nos mercados alvo;

– Estabelecimento de “Embaixadores” nos mercados alvo para apoio às empresas participantes no AdPack2;

– Apoio à criação e parcerias comerciais e para desenvolvimento de projetos de investigação em cooperação entre as PMEs europeias e dos mercados alvo;

– Desenvolvimento da estratégia de continuidade da parceria após o fim do projeto.

Detalhes

Código do projeto

Designação do projeto

ADPACK2

Objetivo principal

Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção

Região Centro de Portugal

Entidade beneficiária

ESCP (European Strategic Cluster Partnership): Packaging Cluster;  InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro; Plastiwin ; Nanoprogress; BalticNet Plasmatec; STC (TIC).

Data de início

01/01/2018

Data de conclusão

31/12/2019

Custo total elegível da InovCluster

93.219,00€

Apoio financeiro da União Europeia

FEDER – 69.914,00 €