Sintese do Projeto

Projeto AddInov – Programa de capacitação para as empresas nos domínios da inovação e da economia digital procura dar resposta a um conjunto de necessidades prementes na área da qualificação das empresas do setor agroindustrial nacional.

A InovCluster concluiu que muitas empresas do setor agroindustrial têm como objetivo a aposta no desenvolvimento de novos produtos e na colocação destes e dos atuais produtos/serviços no mercado, tirando partido da economia digital para melhorar a gestão e tornar eficiente a relação com os clientes e fornecedores. No entanto, e atendendo às particularidades do tecido empresarial do setor agroindustrial, que se caracteriza por uma dispersão significativa em termos de fileiras, sendo que é maioritariamente composto por pequenas e microempresas (incluindo pequenos produtores), verifica-se que as PME ainda não conseguem, de forma eficaz e otimizada, apostar no desenvolvimento de atividades de inovação (sobretudo conducentes à criação de novos produtos) e na presença na economia digital.

O projeto AddInov visa contribuir para o aumento da competitividade das empresas, em particular do setor agroindustrial, através da promoção de uma cultura de inovação e de transferência de tecnologia para a criação de produtos de elevado valor acrescentado e adaptados ao mercado digital.

É neste contexto que se considera que o projeto, embora inclua ações enquadradas noutras tipologias de operações, se insere maioritariamente nas tipologias: “Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos” e “Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC)”. De forma complementar, o projeto inclui ainda ações inseridas nas tipologias: “Criação de marcas e design, Qualidade” e “Proteção de invenções e criações”, as quais se assumem como fundamentais para assegurar o cumprimento dos objetivos associados às duas tipologias de operação mais preponderantes.

Objetivos do Projeto + Condições de Participação + Ficha de Inscrição

Detalhes

Código do projeto

POCI-02-0853-FEDER-000063

Designação do projeto

ADDINOV

Objetivo principal

Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Entidade beneficiária

InovCluster – Associação do Cluster Agro Industrial do Centro

Data de aprovação

28/05/2015

Data de início

01/07/2015

Data de conclusão

30/06/2017

Custo total elegível

690.332,94€

Apoio financeiro da União Europeia

FEDER – 381.408,95€